Infraero vai contratar para agilizar obras da Copa 2014
Posted: domingo, 29 de agosto de 2010 by AsA in
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Cerca de 400 novos funcionários terão a missão de eliminar gargalos em sete dos 16 aeroportos principais na estrutura do evento esportivo
A Infraero vai contratar até 350 funcionários especializados na corrida contra o tempo até a Copa de 2014. Segundo o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da empresa, Jaime Caldas Parreira, novos engenheiros, arquitetos, e
técnicos ambientais fazem parte dos planos para agilizar as obras necessárias em aeroportos até 2014.
Destes profissionais, 259 já foram selecionados em 2010 e
Destes profissionais, 259 já foram selecionados em 2010 e
outros 150 serão contratados até o fim de 2011. A missão da equipe é complicada: Parreira afirma que dos 16 aeroportos envolvidos diretamente com o evento (12
nas cidades sede, e quatro auxiliares), sete têm gargalo com o excesso de passageiros nos horários de pico.
A situação vai ficar ainda pior
A situação vai ficar ainda pior
durante o mês do evento esportivo, quando o movimento nos aeroportos vai aumentar em quase 11%, segundo estimativas da Infraero. "A Copa é um evento importante, mas temos que
capacitar os aeroportos desde já, para atender à demanda extra com tranqüilidade", diz Parreira.
Para dar conta do recado sem comprometer o movimento atual nos aeroportos, algumas medidas devem ser tomadas pela Infraero além dos 5,5 bilhões previstos em investimentos até 2014. No aeroporto de Guarulhos, um dos mais comprometidos pelo excesso de movimento, o plano é suprir a demanda crescente com a instalação de três
Para dar conta do recado sem comprometer o movimento atual nos aeroportos, algumas medidas devem ser tomadas pela Infraero além dos 5,5 bilhões previstos em investimentos até 2014. No aeroporto de Guarulhos, um dos mais comprometidos pelo excesso de movimento, o plano é suprir a demanda crescente com a instalação de três
módulos operacionais.
Estes módulos são estruturas anexas às atuais instalações do aeroporto, que servirão como espaços de embarque e desembarque de passageiros. "A vantagem destas estruturas é que elas são flexíveis, ou seja, podem ser usadas depois que as obras principais forem concluídas, ou podem ser desmontadas e instaladas em outro aeroporto", afirma o diretor de Engenharia da Infraero.
As três estruturas, consideradas por Parreira um paliativo enquanto o principal não é feito, devem ficar prontas entre o fim deste ano (a primeira delas) e abril de 2013 (a terceira). Elas darão conta de um volume de cerca de seis milhões de passageiros por ano.
Os recrutados pela Infraero vão atuar em todo país, ajudando a empresa a desenvolver soluções não apenas de infraestrutura, mas também no aproveitamento adequado dos espaços já existentes. Além de Guarulhos, os outros aeroportos com situação crítica que receberão atenção prioritária são os de Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Cuiabá e Natal.
As três estruturas, consideradas por Parreira um paliativo enquanto o principal não é feito, devem ficar prontas entre o fim deste ano (a primeira delas) e abril de 2013 (a terceira). Elas darão conta de um volume de cerca de seis milhões de passageiros por ano.
Os recrutados pela Infraero vão atuar em todo país, ajudando a empresa a desenvolver soluções não apenas de infraestrutura, mas também no aproveitamento adequado dos espaços já existentes. Além de Guarulhos, os outros aeroportos com situação crítica que receberão atenção prioritária são os de Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Cuiabá e Natal.